O INSTITUTO CAVALEIROS FARROUPILHAS, sediado em Eldorado do Sul – Região Metropolitana é uma entidade de caráter cívico, cultural, educacional, social e de utilidade pública, tradicional em realizações de eventos ligados a nossa cultura regional.

Realiza as CAVALGADAS FARROUPILHAS que cultua nossos heróis do passado e do presente, abrindo as festividades farroupilhas por onde passa, promovendo a imagem social, turística e cultural estadual, resultando na fundação de uma rota de turismo histórico, da publicação de um livro e na produção de um filme documentário sobre a vida do homenageado, distribuído às escolas públicas e ás televisões estatais no país, e promove seus apoiadores pela mídia, a 8 milhões de pessoas ligados ao regionalismo gaúcho no Brasil, dos quais 4 milhões estão no Rio Grande do Sul.

Trabalha de maneira a conscientizar a população em geral da importância da preservação cultural da Nação Brasileira, através do regionalismo, do tradicionalismo, do nativismo e do folclore.

Difunde e valoriza eventos, produtos e personalidades ligados ao processo da cultura regional gaúcha no Brasil e no Exterior.

Organiza e abriga acervos didáticos, fotográficos, bibliográficos e outros instrumentos que possam contribuir com a preservação da história e do folclore gaúcho.

Essas ações comprovam o interesse mundial pelo encontro das etnias fomentando paz e desenvolvimento mundial. Os Cavaleiros Farroupilhas por onde passam, marcam fielmente como representantes legítimos da nossa gauchividade e brasilidade.  Assim o ICF há 22 anos vêm cumprindo exemplarmente suas funções estatutárias, na luz de seu lema – FAZENDO PÁTRIA, SEMEANDO CULTURA!